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MTA-SNAP-IV

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O teste MTA-SNAP-IV é uma ferramenta desenvolvida para avaliar sintomas de TDAH e TOD. Avalia componentes de desatenção, hiperatividade, impulsividade e comportamentos desafiadores em crianças e adolescentes. Pode ser aplicado pelos pais ou professores.

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Crianças e adolescentes (6 a 17 anos)

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TDAH

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26 questões

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5-10 minutos

Sobre o teste:

O MTA-SNAP-IV (Multimodal Treatment Study of Children with ADHD – SNAP-IV) é um questionário desenvolvido para a avaliação de sintomas relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e ao Transtorno Desafiador e de Oposição (TDO) em crianças e adolescentes. Esta ferramenta é amplamente utilizada por profissionais da saúde mental e pode ser preenchida por pais ou professores, tornando-se uma fonte valiosa de informações sobre o comportamento dos jovens em diferentes contextos.


Principais Características

O MTA-SNAP-IV consiste em um conjunto de itens que abordam os critérios diagnósticos do TDAH e do TDO conforme descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). Ele inclui descritores de desatenção, hiperatividade e impulsividade, além dos comportamentos opositivos e desafiadores. O questionário classifica os sintomas em diferentes níveis de gravidade, permitindo não apenas a identificação de sintomas, mas também a avaliação de sua frequência e impacto na vida da criança.


Objetivos

Os principais objetivos do MTA-SNAP-IV são:

  1. Rastreio de Sintomas: Identificar a presença de sintomas de TDAH e TDO em crianças e adolescentes, facilitando o diagnóstico precoce.

  2. Avaliação da Gravidade: Medir a severidade dos sintomas para fundamentar intervenções clínicas.

  3. Acompanhamento do Tratamento: Monitorar a eficácia das intervenções terapêuticas ao longo do tempo, por meio de reavaliações periódicas.


Validação

A validação do MTA-SNAP-IV é um componente crucial para garantir sua eficácia e a confiabilidade dos dados obtidos. O processo de validação incluiu a tradução e retrotradução do questionário original, análises de equivalência semântica e pré-testes com a população-alvo. A versão em português foi desenvolvida por uma equipe de especialistas, garantindo que os itens sejam cultural e linguisticamente apropriados para o contexto brasileiro. Estudos prévias demonstraram que a versão traduzida mantém propriedades psicométricas sólidas e uma boa concordância com as versões em outros idiomas.


Interpretação dos Resultados

A interpretação dos resultados do MTA-SNAP-IV envolve a análise dos escores obtidos em cada uma das categorias de sintomas. Os itens são pontuados em uma escala que varia, geralmente, de 0 a 3, onde cada pontuação reflete a frequência com que o comportamento é observado. Os profissionais devem considerar os escores totais e segmentados, levando em conta a idade e o contexto cultural da criança. É importante que a avaliação seja realizada em conjunto com outras informações clínicas e observações diretas do comportamento da criança, para obter um diagnóstico preciso e um planejamento de tratamento eficaz.

Referências

Associação Psiquiátrica Americana. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5 ª ed .) . Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.


Swanson JM, Kraemer HC, Hinshaw SP, Arnold LE, Conners CK, Abikoff HB, et al. Clinical relevance of the primary findings of the MTA: success rates based on severity of ADHD and ODD symptoms at the end of treatment. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2001;40(2):168-79.


Matos, P; Serra-Pinheiro, MA; Rohde, LA; Pinto, D. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP- IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Revista de Psiquiatria, RS, v. 3, n. 28, p. 290-297, set./dez. 2006.

Versão para impressão:

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MTA-SNAP-IV

Para quem é a avaliação?

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MTA-SNAP-IV

#ID#

Relatório de instrumento psicométrico

Instrumento:

Multimodal Treatment Study of Children With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder modified version of Swanson, Nolan, and Pelham, version IV (SNAP-IV) scale (MTA-SNAP-IV)

#ID#

*Salve este código para acessar esse relatório futuramente.

#NOMEPACIENTE#

#IDADE#

#GENERO#

#DATAEHORA#

#NOMEPAVALIADOR#

Médico: Dr Luigi Fernando Kozenieski

Resultado:

#JSResultado

Valor de referência:

Desatenção: ≥6 alta probabilidade diagnóstica

Hiperatividade/Impulsividade: ≥6 alta probabilidade diagnóstica

Sintomas comportamentais (TOD): sem valor de referência. Considerar clínica do paciente.

Interpretação


O MTA-SNAP-IV foi construído a partir dos critérios diagnósticos do DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) e é utilizado como ferramenta auxiliar no diagnóstico de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e TOD (transtorno opositivo desafiador) em crianças e adolescentes.


O teste avalia três domínios de sintomas: (1) desatenção, (2) hiperatividade e impulsividade, e (3) comportamento desafiador:


  1. Desatenção: possui um total de 9 itens. Pontuações acima de 6 sugerem um quadro de TDAH com componente de desatenção.


  2. Hiperatividade e impulsividade: possui um total de 9 itens. Pontuações acima de 6 sugerem um quadro de TDAH com componente de baixa regulação de impulsos.


  3. Comportamentos desafiadores: possui um total de 8 itens. Não existe um limiar definido para diagnóstico, mas deve ser avaliado em conjunto com os outros domínios. Pontuações maiores sugerem maior tendência a um quadro comportamental, diferenciando-se de um quadro puramente relacionado ao prejuízo da função executiva.


O teste MTA-SNAP-IV tem finalidade complementar de diagnóstico; porém, não possui valor isolado. É necessária uma avaliação médica psiquiátrica completa para confirmar ou afastar diagnósticos de TDAH ou TOD.


É recomendável que o preenchimento seja realizado por outras pessoas próximas da criança ou adolescente, como pais, professores ou psicólogos, para uma avaliação mais precisa. O teste é gratuito e pode ser acessado livremente em https://www.drluigifernando.com.br/catalogo-de-testes/mta-snap-iv



Referências:


Associação Psiquiátrica Americana. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5 ª ed .) . Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.


Swanson JM, Kraemer HC, Hinshaw SP, Arnold LE, Conners CK, Abikoff HB, et al. Clinical relevance of the primary findings of the MTA: success rates based on severity of ADHD and ODD symptoms at the end of treatment. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2001;40(2):168-79.


Matos, P; Serra-Pinheiro, MA; Rohde, LA; Pinto, D. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP- IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Revista de Psiquiatria, RS, v. 3, n. 28, p. 290-297, set./dez. 2006.

Dr Luigi Fernando Kozenieski

Médico Psiquiatra

CRM/SC 24998 RQE 25567

R. Cel. Vidal Ramos, 405

Jardim Blumenau, Blumenau - SC, 89010-330

(47) 99698-7678

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