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SWAN
A escala de classificação SWAN foi desenvolvida como um instrumento de triagem para TDAH em crianças e adolescentes menores de 18 anos.
Crianças e adolescentes (5 a 18 anos)
TDAH
30 questões
8-10 minutos
Sobre o teste:
SWAN
Descrição: O SWAN é a Escala de Forças e Fraquezas dos Sintomas de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Comportamento Normal. O SWAN foi desenvolvido por Swanson e colegas (2015) para avaliar os sintomas de TDAH em populações clínicas e não clínicas.
O SWAN inclui um conjunto de 18 perguntas que derivam da definição de ADD/ADHD descrita no DSM-IV. O comportamento de uma criança é pontuado em uma escala de 7 pontos variando de muito acima da média a muito abaixo da média, com 4 (média) representando comportamento normal para a idade da criança.
Essa abordagem — comparando positiva e negativamente com crianças médias — ajuda a minimizar vieses socioculturais e estatísticos. Ela também aborda toda a gama de pontos fortes e fracos em habilidades de atenção e comportamentos, em vez de apenas classificações categóricas e sintomas patológicos. A equipe de Swanson havia criado anteriormente a escala SNAP-IV, mas iterou nela para medir nuances na gravidade dos sintomas, resultando na SWAN como uma ferramenta de avaliação de TDAH aprimorada .
Pontuação: Os itens de 1 a 9 na escala de classificação de cisne são associados ao TDAH desatento e os itens de 10 a 18 são associados ao TDAH hiperativo/impulsivo. As pontuações são estabelecidas pela média das pontuações em cada subescala, depois comparando as pontuações com pontuações de corte baseadas em pesquisa.
As pontuações de corte para cada subtipo foram derivadas pela média dos resultados de vários estudos que determinaram pontos de corte para sensibilidade e especificidade ideais para identificar pacientes com TDAH em amostras clínicas e comunitárias ( Robaey et al., 2007 ; Chan et al., 2014 ; Alhaji, 2022 ).
Uma pontuação média acima de 0,745 nos itens 1-9 é indicativa de ADD/ADHD desatento, e (por coincidência) uma pontuação média acima de 0,745 nos itens 10-18 é indicativa de ADD/ADHD hiperativo/impulsivo. Observe que as classificações são baseadas em pontuações de corte para avaliações dos pais. Interprete relatórios com base em avaliações de professores com cautela.
Em estudos que estabelecem pontuações de corte, a escala de classificação SWAN geralmente demonstra alta sensibilidade para TDAH (82%+), mas a especificidade varia dependendo do estudo e da população.
Resultados falso-positivos são possíveis (ou seja, encontrar uma pontuação indicativa de TDAH em uma pessoa que não seria diagnosticada com TDAH por um especialista), especialmente em populações clínicas com comorbidades de TDAH e históricos médicos diversos, ou quando o TDAH não é necessariamente suspeito. Sempre faça o acompanhamento com testes cognitivos objetivos, entrevistas com pacientes ou responsáveis e, mais importante, julgamento clínico especializado.
Estrutura: O questionário é composto por 8 itens que abordam os principais sintomas da depressão, tais como:
Humor deprimido
Perda de interesse ou prazer
Alterações no apetite
Distúrbios do sono
Fadiga ou falta de energia
Sentimentos de inutilidade ou culpa
Dificuldade de concentração
Pensamentos de morte ou suicídio
Cada item é avaliado em uma escala de 0 (nunca) a 3 (quase todos os dias), resultando em uma pontuação total que varia de 0 a 24.
Interpretação:
0-4: Sem depressão
5-9: Depressão leve
10-14: Depressão moderada
15-19: Depressão moderadamente grave
20-24: Depressão grave
Pontuações mais altas indicam maior gravidade dos sintomas depressivos, servindo como ferramenta para triagem e monitoramento da resposta ao tratamento.
SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire-20)
Descrição: O SRQ-20 é um instrumento de triagem desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detectar transtornos mentais comuns em populações não clínicas. Ele é utilizado para identificar sintomas relacionados a ansiedade e depressão.
Estrutura: O SRQ-20 é composto por 20 itens que abordam uma variedade de sintomas psicológicos, incluindo:
Sentimentos de ansiedade
Tristeza ou desânimo
Dificuldade em dormir
Fadiga
Problemas de concentração
Alterações no apetite
Sentimentos de culpa
Irritabilidade
Os respondentes respondem “sim” ou “não” a cada item, indicando a presença ou ausência dos sintomas.
Interpretação: A pontuação é calculada com base nas respostas, onde cada resposta “sim” pode contar como um ponto. A interpretação pode variar conforme o contexto cultural e clínico, mas geralmente:
0-5: Baixo risco de transtornos mentais
6-10: Risco moderado
11-20: Alto risco
Referências
Alhajji, R. A. (2022). Diagnostic accuracy and clinical potential for the Strengths and Weaknesses of Attention-Deficit/Hyperactivity Symptoms and Normal Behaviors Scale (SWAN) (Dissertação de doutorado, University of Washington).
Arnett, A. B., Pennington, B. F., Friend, A., Willcutt, E. G., Byrne, B., Samuelsson, S., & Olson, R. K. (2013). The SWAN captures variance at the negative and positive ends of the ADHD symptom dimension. Journal of Attention Disorders, 17(2), 152-162. https://doi.org/10.1177/1087054711427399
Brites C, Salgado-Azoni CA, Ferreira TL, Lima RF, Ciasca SM. Development and applications of the SWAN rating scale for assessment of attention deficit hyperactivity disorder: a literature review. Braz J Med Biol Res. 2015 Nov;48(11):965-72. doi: 10.1590/1414-431X20154528. Epub 2015 Aug 25. PMID: 26313140; PMCID: PMC4671522.
Burton, C. L., Wright, L., Shan, J., Xiao, B., Dupuis, A., Goodale, T., Shaheen, S. M., Corfield, E. C., Arnold, P. D., Schachar, R. J., & Crosbie, J. (2019). SWAN scale for ADHD trait-based genetic research: A validity and polygenic risk study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, 60(9), 988-997. https://doi.org/10.1111/jcpp.13032
Chan G, Lai KY, Luk ES, Hung S, Leung PW. Clinical utility of the Chinese Strengths and Weaknesses of ADHD-Symptoms and Normal-behaviors questionnaire (SWAN) when compared with DISC-IV. Neuropsychiatr Dis Treat. 2014;10:1533-1542
Crosbie, J., Arnold, P., Paterson, A., Swanson, J., Dupuis, A., Li, X., Shan, J., Goodale, T., Tam, C., Strug, L. J., & Schachar, R. J. (2013). Response inhibition and ADHD traits: Correlates and heritability in a community sample. Journal of Abnormal Child Psychology, 41(3), 497-507. https://doi.org/10.1007/s10802-012-9693-9
Lakes, K. D., Swanson, J. M., & Riggs, M. (2012). The reliability and validity of the English and Spanish Strengths and Weaknesses of ADHD and Normal behavior rating scales in a preschool sample: Continuum measures of hyperactivity and inattention. Journal of Attention Disorders, 16(6), 510-516. https://doi.org/10.1177/1087054711413550
Robaey P, Amre D, Schachar R, Simard L. French version of the strengths and weaknesses of ADHD symptoms and normal behaviors (SWAN-F) questionnaire. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry. 2007 May;16(2):80-9. PMID: 18392156; PMCID: PMC2242646.
Swanson, J. M., Schuck, S., Porter, M. M., Carlson, C., Hartman, C. A., Sergeant, J. A., Clevenger, W., Wasdell, M., McCleary, R., Lakes, K., & Wigal, T. (2012). Categorical and dimensional definitions and evaluations of symptoms of ADHD: History of the SNAP and the SWAN rating scales. The International Journal of Educational and Psychological Assessment, 10(1), 51-70. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4618695/
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SWAN
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Relatório de instrumento psicométrico
Instrumento:
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#IDADE#
#GENERO#
#DATAEHORA#
#NOMEPAVALIADOR#
Médico: Dr Luigi Fernando Kozenieski
Resultado:
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Dr Luigi Fernando Kozenieski
Médico Psiquiatra
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