top of page

Gerando relatório...

Para visualizar o relatório é necessário inserir um número de celular válido:

Quociente do espectro autista (Versão para crianças)

Recursos Site_edited.png

O teste Quociente do Espectro Autista (AQ-child) é uma ferramenta desenvolvida para medir traços autistas em crianças. Avalia habilidades em comunicação, interações sociais, imaginação, atenção a detalhes e mudança de atenção. O teste pode ser preenchido pelos pais e professores.

Recursos Site 2.png

Crianças (4 a 11 anos)

Recursos Site 4.png

Autismo

Recursos Site.png

50 questões

Recursos Site 1.png

8-10 minutos

Sobre o teste:

O Teste do Quociente do Espectro Autista, versão para crianças (AQ-Child), é um questionário destinado a pais, cujo objetivo é quantificar traços autísticos em crianças com idades entre 4 e 11 anos. Desenvolvido por Simon Baron-Cohen e seus colegas, esse instrumento busca identificar características associadas ao espectro autista, permitindo a comparação entre crianças diagnosticadas com condições do espectro autista e uma amostra da população geral.


Estrutura do Questionário

O AQ-Child consiste em 50 itens que abordam comportamentos associados a cinco áreas principais:

  1. Habilidades sociais

  2. Mudança de atenção (capacidade de alternar entre atividades)

  3. Atenção aos detalhes

  4. Comunicação

  5. Imaginação


Cada área é representada por dez itens que refletem comportamentos típicos de crianças com traços autísticos. As respostas são avaliadas em uma escala Likert de quatro pontos, onde os pais indicam a extensão da concordância com as afirmações.


Validação e Resultados

O teste foi aplicado a um grande número de crianças, incluindo 540 com diagnóstico de ASC e 1.225 da população geral, mostrando uma diferença significativa nas pontuações entre os grupos. Uma análise de características de funcionamento revelou que um ponto de corte de 76 ofereceu alta sensibilidade (95%) e especificidade (95%) na detecção de traços autísticos.

Além disso, o AQ-Child demonstrou boa confiabilidade teste-reteste e alta consistência interna. A análise fatorial suportou a estrutura das cinco subescalas propostas, embora algumas adaptações tenham sido necessárias em itens que não eram adequados à faixa etária.


Uso e Implicações

Embora o AQ-Child seja uma ferramenta útil para triagem, ele não deve ser considerado um substituto para diagnósticos clínicos. O questionário possui potencial para ajudar na detecção de crianças em risco de desenvolver condições do espectro autista em ambientes clínicos e pesquisa, bem como monitorar a evolução dos traços autísticos ao longo da vida.

Esse instrumento tem implicações importantes para a identificação precoce de traços autísticos, permitindo intervenções adequadas e apoio para crianças e suas famílias. Em suma, o AQ-Child é uma contribuição significativa para a pesquisa e prática clínica em relação ao autismo.


Referências

Auyeung, Bonnie et al. “The Autism Spectrum Quotient: Children's Version (AQ-Child).” Journal of autism and developmental disorders vol. 38,7 (2008): 1230-40. doi:10.1007/s10803-007-0504-z

Versão para impressão:

Modelo WURS-25.1.png

Quociente do espectro autista (Versão para crianças)

Para quem é a avaliação?

*Todos os dados devem ser preenchidos

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Quociente do espectro autista (Versão para crianças)

#ID#

Relatório de instrumento psicométrico

Instrumento:

Quociente do espectro autista (Versão para crianças)

#ID#

*Salve este código para acessar esse relatório futuramente.

#NOMEPACIENTE#

#IDADE#

#GENERO#

#DATAEHORA#

#NOMEPAVALIADOR#

Médico: Dr Luigi Fernando Kozenieski

Resultado:

#JSResultado

Valor de referência: ≥76 Alta probabilidade

Interpretação

Nesse teste, considera-se que o valor limiar para uma alta probabilidade de diagnóstico de autismo (incluindo a Síndrome de Asperger e o autismo de alto funcionamento/dupla excepcionalidade) é uma pontuação igual ou maior que 76.


Pontuações acima desse valor têm alta sensibilidade (95%) e alta especificidade (95%) para a probabilidade de confirmação diagnóstica clínica. No entanto, um valor acima do limiar não garante o diagnóstico, nem valores abaixo dele descartam a possibilidade de um diagnóstico, pois isso depende, em última instância, de uma avaliação profissional.


Pontuações próximas de 76, mesmo que inferiores, sugerem um alto índice de traços autísticos, que, mesmo em pessoas não autistas, podem indicar aspectos neurodivergentes passíveis de avaliação e que podem sinalizar uma necessidade de suporte. Novamente, o teste não é um diagnóstico e não prediz o nível de suporte necessário. Se tiver dúvidas, procure um médico com experiência em autismo para uma avaliação.



Referências

Baron-Cohen, S., Wheelwright, S., Skinner, R., Martin, J., & Clubley, E. (2001). The Autism-Spectrum Quotient (AQ): Evidence from Asperger syndrome/high-functioning Autism, males and females, scientists and mathematicians. Journal of Autism and Developmental Disorders, 31(1), 5-17. https://doi.org/10.1023/a:1005653411471


Auyeung, Bonnie et al. “The Autism Spectrum Quotient: Children's Version (AQ-Child).” Journal of autism and developmental disorders vol. 38,7 (2008): 1230-40. doi:10.1007/s10803-007-0504-z

Dr Luigi Fernando Kozenieski

Médico Psiquiatra

CRM/SC 24998 RQE 25567

R. Cel. Vidal Ramos, 405

Jardim Blumenau, Blumenau - SC, 89010-330

(47) 99698-7678

drluigifernando.com.br

Progresso

Meu consultório

CLÍNICA MESO

R. Cel. Vidal Ramos, 405 - Jardim Blumenau, Blumenau - SC, 89010-330

Recepção:        47 99698-7678

Horários para atendimento:

Seg-sex: 07:30-18:30h

© 2025. Dr Luigi Fernando Kozenieski

bottom of page